Possíveis motivos de recusa de cartões de crédito
Possíveis motivos de recusa de cartões de crédito
O conteúdo deste vídeo pode lhe ajudar a entender melhor os possíveis motivos de recusa dos cartões de credito .
Pensando nesse inconveniente para nossos clientes. A loja Tech promoções estará em breve providenciando outros meios alternativos de formas de pagamento. Vamos para o vídeo
Como funcionam as recusas de aprovação de pagamentos
Como funcionam as recusas de aprovação de pagamentos
A recusa de pagamentos é uma realidade no mundo das vendas online e ela pode acontecer por diversas razões: preenchimento incorreto das informações por parte do cliente, falta de clareza no checkout, tentativa de fraude, problema na comunicação entre adquirentes e subadquirentes, entre muitas outras questões.
3 fatores que podem impactar a aprovação de pagamentos
Recusas bancárias
Mais de 50% das recusas em pagamentos no e-commerce são feitas pelo banco ou pelo emissor do cartão de crédito (ou qualquer outro meio de pagamento) não tem controle sobre esse tipo de situação. Quando um pagamento é realizado, as informações são enviadas para que os bancos emissores do cartão também analisem as transações.
Sendo assim, eles possuem autonomia para recusar cobranças com o cartão de crédito ou débito por diversas razões: expiração da data de validade do cartão, falta de limite, saldo insuficiente, cartão bloqueado ou desabilitado para compras on-line, entre outros.
Prevenção contra fraudes
O Brasil é o segundo país da América Latina com mais fraudes no cartão de crédito em compras on-line, perdendo apenas para o México, de acordo com uma pesquisa realizada pela Visa. Só em 2019, foram mais de R$ 3,6 mil em tentativas de fraude por minuto, número que apresentou aumentos durante os meses de pandemia. Com a maior quantidade de consumidores comprando pela internet, os golpes também cresceram, alcançando uma média de 3,49% em tentativas de fraude no primeiro semestre de 2020.
Infelizmente, essa é uma realidade comum para quem compra e para quem vende on-line. E para evitar esse tipo de dor de cabeça, o Mercado Pago conta com um sistema antifraude que faz a proteção de operações que não exigem a senha do cartão. O vendedor que já teve operações contestadas sabe do problema que é ter uma transação fraudulenta que não deveria ter sido aprovada. Por isso, utilizamos um sistema robusto capaz de identificar possíveis fraudes de compradores mal-intencionados e combinado com uma equipe de revisão manual para evitar que pagamentos legítimos sejam recusados.
A recusa de pagamentos por conta da prevenção a fraudes pode soar como algo negativo às vendas, mas, na verdade, é extremamente positiva, já que protege seu e-commerce contra ataques maliciosos que podem gerar muitos prejuízos. Mas é claro que isso pode impactar a taxa de aprovação do seu negócio.
Além de proteger a loja digital contra fraudes, ou consumidores mal-intencionados, o Mercado Pago também protege o comprador. Por isso, altos índices de reclamações e chargebacks - indicando e-commerces que não priorizam uma boa experiência de compra ou que possuem dificuldades em sua operação - também podem ter impactos negativos em sua taxa de aprovação. Nesses casos, é necessário que o Mercado Pago seja mais criterioso, porque existem problemas importantes a serem resolvidos.
Erros do comprador
Talvez o maior motivo para que um pagamento seja recusado em uma compra on-line sejam erros de preenchimento do próprio comprador, principalmente em informações de número do cartão, endereço e CPF. Isso faz com que os bancos de dados e os próprios emissores de cartão de crédito acabem não reconhecendo aquelas informações e, por isso, recusando o pagamento.
Nesses casos, fica um ponto de alerta importante: muitas vezes, o comprador pode errar na hora de preencher seus dados no checkout por conta de informações confusas no processo. Por isso, se esse é um motivo de recusa comum no e-commerce, vale a pena revisar cada passo e checar se tudo está claro como deveria, fazendo as alterações necessárias para impedir qualquer confusão ou problema.